Prefeitura e UFPel alinham nova temporada do Ruas de Lazer
A prefeita Paula Mascarenhas, secretários municipais e equipes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) reuniram-se, na terça-feira (4), para avaliar o projeto Ruas de Lazer. A iniciativa desenvolvida pelas duas instituições e entidades parceiras proporcionou entretenimento, serviços e atividades artísticas e culturais abertas ao público ao longo de 2022. Para este ano, novas edições estão previstas para diferentes bairros.
Depois da apresentação de toda a estrutura do projeto e dos resultados obtidos ao longo das sete edições, realizadas entre abril e novembro do ano passado, as equipes projetaram as ações da nova temporada. Para 2023, a previsão é que o Ruas de Lazer ocorra em pelo menos cinco bairros.
“Foi uma parceria que deu muito certo, entre a Prefeitura e a UFPel, com a visão de cidade, que é a nossa, que chama as pessoas para o encontro, para a rua, para aproveitar os espaços urbanos, com muita cultura. A ideia é reeditarmos, neste ano, levando o projeto para os bairros. Agora, é hora de reestruturar, planejar e colocar em execução”, detalhou Paula.
O próximo passo será a realização de reuniões do grupo de gestão do projeto para a definição da formatação a ser adotada e elaboração do calendário das atividades.
Também acompanharam a reunião a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig; o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo; de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam; o diretor Executivo da Secult, Bruno Viana; os pró-reitores da UFPel, Paulo Ferreira, na área de Planejamento, e de Eraldo Pinheiro, na Extensão e Cultura; a vice-reitora Úrsula Silva; os coordenadores da Pró-reitoria Gustavo Ferreira, Ana Carolina Nogueira e Eleonora Santos; o professor e representante dos estudantes da Escola Superior de Educação Física (Esef), Inácio Crochemore e Ítalo Guimarães; a professora do Instituto de Biologia, Fernanda Figueira; e a técnica da Universidade, Raquel Silveira.
O que é o Ruas de Lazer
Projetado em 2019, o Ruas de Lazer estreou, na prática, em abril do ano passado, tendo como endereço a avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira. A iniciativa está vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, capitaneada por docentes da Esef e parceria firmada com a Prefeitura de Pelotas. O grupo gestor do projeto é composto por representantes da Universidade e de secretarias do Município. O Ruas de Lazer promove ações culturais e prestação de serviços gratuitas a toda comunidade.
Fonte: Pelotas Turismo