O TDAH E O MINIMALISMO
A pessoa com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é facilmente distraída por estímulos externos, sendo assim o indivíduo com esse diagnóstico na idade adulta, pode se deparar com dificuldades no trabalho e na rotina em geral.
Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o TDAH é um distúrbio neurobiológico multifatorial que pode estar relacionado com pequenas alterações na região frontal do cérebro, responsável por controlar a atenção e o comportamento, e é possível de ser detectado em qualquer fase da vida. Os sintomas associados à hiperatividade e desatenção podem causar prejuízos na vida acadêmica e profissional.
O home office ganhou mais visibilidade com a pandemia, e muita gente resolveu não sair mais dele. O rompimento dos limites entre o ambiente pessoal e profissional ainda é um desafio, e uma alternativa saudável seria reservar um cômodo específico para a realização das atividades de trabalho. A psicóloga e a arquiteta indicam, especialmente para pessoas com TDAH, que repensem seus espaços de trabalho e estudo, tendo em vista que ambientes minimalistas facilitam a concentração, na medida em que as distrações são reduzidas.
O minimalismo tem uma linguagem visual clara e traz benefícios reais: ambientes minimalistas ficam mais fáceis de serem mantidos limpos e organizados e dificilmente sairão de moda. É necessário cuidado ao selecionar os objetos a colocar no espaço minimalista; manter apenas os essenciais e preferir colocar o restante armazenado em armários fechados, evitando muitas informações ao campo de visão.
Como podemos ajudar?
O trabalho em arquitetura é totalmente personalizável, cada decisão de projeto leva em conta as tuas necessidades e limitações, objetivando a melhor solução para a tua casa. Nosso propósito, enquanto criadores, é planejar lares autênticos e funcionais, que reflitam a personalidade dos seus moradores!
A terapia tem como objetivo proporcionar ao paciente a consciência dos sintomas e impactos causados por eles, destacando-se, no processo terapêutico: o autoconceito, as dificuldades no trabalho, na vida acadêmica e nas relações pessoais. Além disso, auxiliamos o paciente a gerenciar suas emoções para que ele atinja seu potencial. O tratamento com as intervenções adequadas pode melhorar e muito a qualidade de vida do indivíduo.
Lara Zoia Calderipe
Arquiteta
CAU A2786389
Fone: (53) 99707-0857
e-mail: arq.laracalderipe@gmail.com
Instagram: @arquitetalaracalderipe
Viviane Zoia Munchow
Psicóloga clínica
CRP 07/37594
Fone: (53) 98100-2978
E-mail: vivianemunchow@gmail.com
Instagram: @psicovivimunchow