Amigos do Theatro Guarany realizam assembleia e debatem problemas estruturais
Duas assembleias realizadas no final de abril marcaram a primeira prestação de contas da Associação Amigos do Theatro Guarany junto aos seus associados e diretoria. Entre os assuntos abordados nos dois encontros, previstos no estatuto da associação, foram detalhadas as ações realizadas desde 2022 e também atualizações sobre o andamento dos processos judiciais que dizem respeito à posse do Theatro Guarany.
A A.T.G. tem se mantido ativa para elaborar desde planos que fomentem a cultura na região sul do Estado através do Theatro Guarany até ações que preservem e valorizem a memória de um dos locais mais icônicos do país. Durante as assembleias, foram apresentadas todas as atividades realizadas. A diretoria também atualizou os associados sobre os processos judiciais que buscam assegurar a posse do Theatro Guarany. “A expectativa é de que muito em breve possamos ter uma decisão favorável em última instância desses processos”, explicou Fernando Soares Witt.
Os presentes nas assembleias também reservaram um momento para trocar ideias e prioridades que devem ser tratadas na estrutura física do Theatro Guarany assim que possível. Foram citados problemas como a degradação da fachada, a presença de morcegos no interior do prédio, cadeiras quebradas, dentre outros. Os associados demonstraram preocupação e salientaram a importância de uma associação que está preocupada em recuperar e impulsionar o teatro e todas as suas funções culturais.
Estão habilitadas a se associarem a A.T.G. tanto pessoas físicas quanto jurídicas (essas últimas na categoria de parceiros, que terão vantagens específicas nas suas relações com o teatro). No site é possível conferir o estatuto e preencher o formulário de associação, que neste primeiro momento é gratuita (eventuais contribuições são espontâneas): www.theatroguarany.art.br
Sobre a A.T.G.
A Associação Amigos do Theatro Guarany foi criada para ampliar os horizontes do Theatro Guarany com os seguintes objetivos: tornar o teatro sustentável a longo prazo, prevenir e superar eventuais conflitos entre os proprietários e somar forças entre a sociedade civil, o poder público e os proprietários. A A.T.G. administrará o teatro para intermediar e interagir com os diferentes públicos, cuidando também da manutenção, conservação, restauração e melhoria dos espaços. Os associados Amigos terão preferência e descontos para a compra de ingressos e também influenciarão a programação cultural, dizendo quais espetáculos gostariam de acompanhar. Os associados Parceiros são os coprodutores de eventos ou fornecedores de produtos ou serviços, além de empresas que queiram colaborar com a melhoria de um ou mais espaços (nesse caso, um setor dos camarotes ou da plateia poderia ser designado pelo nome da empresa parceira). Os associados Mantenedores são os proprietários do Theatro Guarany e aqueles que fizeram contribuições relevantes para as finalidades associativas reconhecidas pelo Conselho Curador, que representará todas as categorias de associados. Mais informações são encontradas em: www.theatroguarany.art.br
Colaborou: Reverso Comunicação