No mês do Dia Mundial do Rim mais um transplante é realizado no HUSFP
No mês do Dia Mundial do Rim, mais um transplante do órgão foi realizado pela equipe de Transplantes do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Desta vez um paciente do sexo masculino, de 39 anos, da cidade de Pinheiro Machado foi submetido ao procedimento realizado apenas no HUSFP em toda a Zona Sul.
O motorista Marcos Peres, aguardava há dois anos e meio pelo transplante de rim. Durante esse tempo, três vezes por semana se deslocava 100 quilômetros do interior de Pinheiro Machado até Pelotas para realizar as sessões de hemodiálise no HUSFP, que atende toda região sul e realiza mais de duas mil sessões de hemodiálise por mês, além de atender mais de 150 pacientes de 14 municípios.
Assim que a Central de Transplantes comunicou a equipe do HUSFP, Marcos saiu da cidade natal rumo a uma nova vida. “Foram anos de muitas lutas e pela espera do dia em que poderia ser submetido ao transplante. Quando recebi a notícia foi um misto de emoção e nervosismo mas a certeza que daria certo”, disse ele ainda internado no quarto da Unidade de Tratamento Intensivo do HUSFP onde se recupera e aguarda os dois filhos de 10 e 16 anos. “Agora é vida nova. Voltar a trabalhar e cuidar dos meus filhos e da minha família”, disse.
De acordo com o médico nefrologista Gustavo Uliano, que faz parte da equipe de transplante e acompanhou o procedimento, o transplante renal é fundamental para os pacientes que estão em diálise porque trás de volta a qualidade e a expectativa de vida. “É um procedimento complexo, que dura em torno de quatro horas, precisamos de uma equipe experiente e competente como cirurgiões vasculares e urologistas. Esse é o terceiro transplante de rim que realizamos esse ano e sempre aproveitamos a oportunidade para divulgar a importância da doação de órgãos”, explicou.
Além do médico Uliano, participaram do procedimento o Cirugião Vascular Diego Larangeira, o Urologista Daniel Vanti, além da equipe de técnicos e enfermeiros.
O HUSFP é o único que realiza transplantes de rim na região sul do Estado e possui um serviço de hemodiálise. Para pacientes com doença crônica renal, também é oferecido pelo HUSFP o método de terapia de diálise peritoneal domiciliar.