Shopping Pelotas recebe atletas paralímpicos para evento em parceria com a SMED nesta sexta (23) e sábado (24)
Integrando as ações alusivas à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o Shopping Pelotas vai sediar no fim de semana um dos maiores eventos paralímpicos da Zona Sul do estado. O encontro reunirá mais de 50 atletas em 10 diferentes modalidades esportivas, como paratletismo, futebol de cegos, funcional para PCD, vôlei sentado, entre outros. As atividades serão na sexta-feira (23) e no sábado (24), no espaço lounge em frente às Lojas Americanas.
O evento é uma parceria entre o Shopping Pelotas e a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), através do projeto “Paradesporto Pelotas”, com o apoio do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência e Alta Habilidade. A ação busca proporcionar um espaço de inclusão, interação e aprendizado entre alunos, atletas e a comunidade, além de valorizar a importância da prática do esporte.
“Em 2022 nós realizamos o primeiro encontro do Movimento Paralímpico no Shopping, com grande sucesso de público. Nesta segunda edição, esperamos repetir o feito, já que o empreendimento oferece uma ampla visibilidade para mostrarmos que as pessoas com deficiência podem viver uma vida normal, praticando esportes e usando o esporte como uma ferramenta de inclusão”, explica o professor de paradesporto da SMED e técnico da Seleção Gaúcha de Vôlei Sentado, Ingo Stumm Junior.
Durante os dois dias, os participantes vão promover diálogos, apresentar as modalidades e compartilhar as suas histórias. O evento também ocorre em um momento importante para os atletas paralímpicos do Brasil, já que na próxima semana inicia a disputa dos jogos em Paris.
Confira a programação das ações no Shopping Pelotas:
Sexta-feira (23), a partir das 14h:
- Vivências e treinos paradesportivos de Vôlei Sentado e Goalboal;
- Educação Física adaptada e treinamento funcional para PCD.
Sábado (24), a partir das 11h:
- Cerimônia de Abertura Oficial;
- Apresentação das modalidades paradesportivas: Vôlei sentado, Slalom em cadeira de rodas, paratletismo, futebol de cegos, luta de Taekondo e paracanoagem.