Projeto de Extensão Español Básico para Niños
A Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Jaguarão, através do Projeto de Extensão Español Básico para Niños, recebeu, no Laboratório de Ensino de Espanhol para Crianças e Formação Docente, no dia 07 de novembro, um grupo de estudantes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, liderado pela Profa. Dra. Ana Lourdes Nieves Feranández e Pelo Prof. Dr. João Luiz Paixão Cortes. Na ocasião, a Profa. Dra. Cristina Pureza Duarte Boéssio, Coordenadora do Laboratório e do Projeto, e a coordenadora do Curso de Letras Espanhol e Literatua Hispânica, Profa. Dra. Maria do Socorro Farias-Marques, mais o bolsista Léo Andrey Fontaine Cunha e os discentes, ministrantes do Curso Amanda Luisa Arcoverde Gomes e Lilian Fontaine Nunes realizaram uma Oficina, envolvendo os visitantes, na qual tiveram a oportunidade de mostrar o Campus, bem como os seus projetos, compartilhando momentos de interação, experiências e aprendizagens. Isso evidenciou a importância de compartilhamento de saberes, bem como a força que é criada com essa troca.
Também colaboraram na organização e execução do encontro, os discentes do componente curricular obrigatório “Metodologias do ensino de espanhol para crianças” Celina Edite Sabbado Meroni Bretanha e Rafael Ramos Martins.
O Projeto Ensino de Espanhol para Crianças, desenvolvido desde 2007 na UNIPAMPA, tem se mostrado produtivo e fortalecedor das relações fronteiriças. Nesse sentido, após um grande período de distanciamento social, ele emerge com força, buscando o retorno à presencialidade e às relações empáticas, na busca da construção de “un mundo mejor”. Para isso, tem como objetivos: Instaurar e dar continuidade a um processo de imersão em língua espanhola, considerando-o fundamental, já que a cidade de Jaguarão – alvo deste Projeto – está situada numa região de fronteira; promover a aprendizagem/aquisição da língua estrangeira através do uso de canções, vídeos, jogos e brincadeiras pedagógicas; possibilitar maior exposição de crianças, residentes em zona de fronteira, ao sistema oral da língua espanhola, de forma lúdica e prazerosa e melhorar o desempenho das crianças em situações bilíngues, típicas de regiões de fronteira.
Colaborou:
Profa. Dra. Cristina Pureza Duarte Boéssio
Coordenadora do Laboratório e do Projeto