Pular para o conteúdo
terça-feira, novembro 11, 2025
Últimos:
  • Revista Vida edição 163 – Outubro
  • Gamelab do Pelotas Parque Tecnológico abre inscrições gratuitas de oficinas para jovens de instituições públicas
  • Rua da Ciência é a grande novidade da SIIEPE
  • Ruas de Lazer chega à Guabiroba neste domingo (19)
  • CDL Pelotas mobiliza comércio para arrecadação de brinquedos e materiais escolares em campanha de Dia das Crianças
Revista Vida

Revista Vida

Portal Revista Vida

  • Início
    • Página Inicial
    • Sobre
    • Clientes
  • Arquitetura
  • Cultura
  • Educação
  • Especial
  • Gastronomia
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cidade
  • Contato

Cultura 

Fórum Social da UFPel envia à SECULT contribuições para implementação da Lei Paulo Gustavo em Pelotas

junho 19, 2023junho 19, 2023 Editor

O Fórum Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou uma reunião no mês de maio com o intuito de discutir a implementação da Lei Paulo Gustavo (LPG – Lei Complementar nº 195/2022, regulamentada em 11 de maio de 2023 pelo Decreto nº 11.525/2023), que dispõe sobre ações emergenciais que busquem atenuar os prejuízos do setor cultural ao longo da pandemia. Como encaminhamento, foi elaborado um documento que reúne as falas e propostas dos representantes presentes na reunião. O documento foi encaminhado à Secretaria de Cultura (SECULT).

O encontro contou com a presença de agentes comunitários e culturais, proporcionando um espaço de democratização das informações e de articulação entre os participantes, Estiveram presentes, a trabalhadora da cultura, produtora cultural e diretora de projetos da SECULT, Alessandra Ferreira, o professor do curso de Música da UFPel, coordenador do Projeto Produção e Políticas Culturais: Formulação e Acompanhamento do Plano de Cultura de Pelotas e do Projeto AGIMOS – Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social, Leandro Ernesto Maia, a representante da mesa diretora do Conselho Municipal de Cultura (CONCULT), Annie Rodriguez Fernandes, e a professora representante da UFPel no CONCULT, Eleonora Santos .

Após as apresentações, os participantes tiveram a oportunidade de fazer questionamentos e contribuições.  Diversas ideias e propostas foram levantadas com o objetivo de colaborar na construção coletiva do plano de ação para o município de Pelotas, o resultado está no documento enviado, como uma primeira etapa de participação, em cumprimento com a solicitação da SECULT, que estava em fase de coleta das contribuições da comunidade.

A próxima etapa do processo envolverá a elaboração dos editais municipais. Após o lançamento desses editais, o Fórum Social voltará a debater a temática, com o objetivo de articular formações e capacitações que visem fomentar e ampliar a participação dos agentes culturais e trabalhadores da cultura, especialmente aqueles que se encontram nos bairros e comunidades periféricas.

Acesse o documento com as Contribuições para o Plano de Ação da Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo (LGP) foi criada em homenagem ao humorista que faleceu em maio de 2021, vítima da Covid-19.  Ela prevê o repasse de R$ 3,862 bilhões do Fundo Nacional da Cultura (FNC) para estados, municípios e Distrito Federal, a fim de serem aplicadas em ações emergenciais voltadas ao setor cultural por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios ou outras formas de seleção pública.

Sobre o Fórum Social da UFPel

O Fórum Social da UFPel é um órgão suplementar da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), que se configura como um espaço de natureza participativa, com a finalidade de representar a comunidade civil organizada perante a UFPel, visando que a instituição possa acompanhar, assessorar e a propor, junto com as entidades, ações que contribuam para a melhoria da realidade social e para o pleno exercício da cidadania, no âmbito da região. As reuniões acontecem mensalmente e as pautas das plenárias são construídas em conjunto com os membros do Fórum.

  • ← UFPel oferece 686 vagas, em 19 cursos de graduação, pelo Sisu 2023/2
  • 29ª Fenadoce encerra com 314 mil visitantes e 1,8 milhão de doces vendidos →

Você pode gostar também

Amigos do Theatro Guarany realizam assembleia e debatem problemas estruturais 

maio 2, 2023maio 2, 2023 Editor

30ª Fenadoce anuncia shows nativistas e de humor

julho 16, 2024julho 16, 2024 Editor

Bairro Navegantes recebe projeto Ruas de Lazer neste domingo (27)

agosto 23, 2023agosto 23, 2023 Editor

Cidade

Cidade 

Ruas de Lazer chega à Guabiroba neste domingo (19)

outubro 16, 2025outubro 16, 2025 Editor

Atividades de esporte, saúde, lazer, entretenimento e muitas outras chegam neste domingo (19) ao bairro Guabiroba. O evento Ruas de Lazer,

Cidade 

CDL Pelotas mobiliza comércio para arrecadação de brinquedos e materiais escolares em campanha de Dia das Crianças

outubro 7, 2025outubro 7, 2025 Editor
Cidade 

Doces aventuras da 31ª Fenadoce encerram com mais de 305 mil visitantes e 1,8 milhão de doces vendidos

agosto 13, 2025agosto 13, 2025 Editor
Cidade 

31ª Fenadoce lança votação popular para escolha das Baronesas e nome de nova personagem

julho 23, 2025julho 23, 2025 Editor

Sobre

A Revista Vida lançou sua primeira edição em novembro de 2009 e circula, todos os meses em Pelotas e região. Tem uma média estimada de, aproximadamente, 50 mil leitores/mês, e um crescimento comercial significativo.

Tempo - Pelotas RS


Sobre

A Revista Vida lançou sua primeira edição em novembro de 2009 e circula, todos os meses em Pelotas e região. Tem uma média estimada de, aproximadamente, 50 mil leitores/mês, e um crescimento comercial significativo.

Revista Vida
CNPJ: 12.660.970/0001-00
Pelotas - RS
(53) 99129-1383

Menu

  • Início
  • Sobre
  • Contato

A Revista de Pelotas e região

Copyright © 2025 Revista Vida. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SOLOWEB

Fale conosco