Projeto inclusivo desenvolvido por estudante da UFPel é premiado em Congresso Internacional
O trabalho acadêmico avaliativo denominado “Assistente Maya”, desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), recebeu o segundo lugar no Congresso de Interação 2023, organizado pela Associação Espanhola de Interação Humano-Computador (AIPO). O projeto foi desenvolvido pela estudante do curso de Design Digital Ana Julia de Oliveira e recebeu a orientação do professor Tobias Mulling.
O trabalho consiste em um protótipo de aplicativo, criado para realizar conversas e ações que auxiliam usuários surdos ou com dificuldades de escuta que promovem mais recursos disponíveis para pessoas com deficiência (PCD). No aplicativo, a assistente virtual Maya se comunica com os usuários pela Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e também por comunicação de gestos. Maya também oferece várias indicações aos usuários que podem auxiliar na hora de utilizar o aplicativo, como chamadas de vídeos, previsão do tempo, acesso às notícias, agenda, entre outros recursos.
O protótipo de Ana Julia tem como um dos objetivos oferecer mais independência às pessoas que utilizam Libras como linguagem materna, buscando auxiliá-las quanto à disponibilidade de informações e serviços existentes na Internet. O projeto, que possui grande destaque em interação e acessibilidade, também permite o acesso a outras assistentes virtuais que facilitam o dinamismo em relação ao uso dos serviços disponíveis no mundo digital. Um vídeo explicativo pode ser acessado aqui.
Para o professor, a premiação é o reconhecimento de um “grande projeto científico e tecnológico”. O orientador destaca que a UFPel, por meio dos cursos de Design Gráfico e Design Digital, capacita profissionais a desenvolverem cada vez mais ferramentas interativas para as indústrias, tanto em âmbito nacional quanto internacional.
Ana Júlia representará a UFPel no 23º Congresso Internacional de Interação Humano-Computador, que será realizado de 4 a 6 de setembro, na cidade de Lleida, na Espanha, quando ocorrem as apresentações e premiações. O evento visa, entre seus principais objetivos, fomentar propostas inovadoras, estimular a troca de ideias e promover discussões. O Congresso reunirá pesquisadores, estudantes universitários e profissionais da área de interação humano-computador provenientes de diversas nações.
A estudante diz se sentir grata e honrada pelo reconhecimento do trabalho. “Vai ser uma oportunidade incrível de aprender com outros profissionais, discutir sobre acessibilidade e compartilhar o conhecimento que adquiri na UFPel”. Para cobrir os custos da viagem, a estudante está promovendo uma “vaquinha”. Para contribuir, basta acessar este link ou enviar através da chave PIX: anavaiparaespanha@gmail.com.