ABRIGOS RS: Tecnologia e solidariedade para otimizar a ajuda em Pelotas
Em resposta às enchentes de 3 de maio em Porto Alegre, foi criado o Abrigos RS, uma inovadora plataforma digital desenvolvida por um grupo de voluntários junto a SUCESU-RS. O site centraliza informações sobre abrigos, vagas disponíveis e necessidades emergenciais, funcionando como um elo crucial entre quem precisa de auxílio e os dispostos a oferecer suporte.
“Sentimos a necessidade urgente de uma solução que integrasse as informações geradas pelos abrigos para atender de forma eficiente as demandas”, explicou Luiz Carlos Pinto da Silva, coordenador do Pacto Alegre e secretário de inovação de Porto Alegre. Diante deste desafio, profissionais de TI voluntários se reuniram para desenvolver e aprimorar o sistema, que agora opera em todo o estado, a partir do Tecnopuc.
“A velocidade que conseguimos montar a estratégia e a operação foi recorde. No setor privado demoraríamos alguns meses. Aqui, com a generosidade de muitas pessoas, tudo estava pronto em 72h. Quando estamos unidos, os resultados são ainda mais impressionantes. Isso transcende cidades, e precisa chegar em todos os locais”, afirmou Francisco Zanetti, coordenador central da operação da iniciativa. O Abrigos RS conta com a parceria de entidades como as Prefeituras de Porto Alegre, Ministério Público, Forças Armadas e UFPel, que já mobilizou quase 200 voluntários e se tornou a plataforma oficial da Prefeitura de Pelotas.
Este projeto, predominantemente voluntário, exemplifica uma colaboração público-privada focada em conectar e fortalecer pessoas durante crises. “Porque pessoas cuidam de pessoas. Cada um de nós cuida de todos, de mãos dadas e com solidariedade”, enfatizou Zanetti sobre o espírito do projeto.
O sistema gerencia tanto a ocupação das vagas quanto a distribuição de doações, tudo sob a proteção da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Mais de 315 voluntários em Porto Alegre e muitos outros em Pelotas trabalham incansavelmente para garantir o funcionamento contínuo do sistema.
“É sobre unir forças e ampliar a generosidade. A tecnologia é o meio, mas a energia vem da coragem do nosso povo, a principal característica da nossa gente. Nada disso aconteceria sem o amor e a doação”, conclui André Salvador, coordenador da iniciativa em Pelotas.
O sistema está disponível para todos em https://abrigosrs.org. Mais informações no Instagram @abrigosRS. Para quem tiver dúvidas, também é possível fazer contato pelo telefone (53) 991914468.