Pular para o conteúdo
sábado, janeiro 10, 2026
Últimos:
  • Hemopel pede atenção para todos os tipos sanguíneos 
  • UBS do Laranjal vai abrir nos finais de semana
  • Documentário produzido pela UFPel, que resgata memória do 8 de janeiro, será exibido na TV Brasil
  • Revista Vida – Edição 165 (dezembro)
  • Pelotas Doce Natal inicia dia 15 com chegada do Papai Noel 
Revista Vida

Revista Vida

Portal Revista Vida

  • Início
    • Página Inicial
    • Sobre
    • Clientes
  • Arquitetura
  • Cultura
  • Educação
  • Especial
  • Gastronomia
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cidade
  • Contato

Educação 

UFPel celebra 55 anos com coquetel no Museu do Doce

agosto 16, 2024agosto 16, 2024 Editor

Na última quinta-feira (8), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) comemorou seu 55º aniversário com um coquetel festivo realizado no Museu do Doce. O evento reuniu membros da comunidade acadêmica e representantes da sociedade, destacando a importância da instituição na educação e na cultura regional, bem como a referência da Universidade para o Brasil e o mundo.

O coquetel contou com a presença do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca. A celebração iniciou com uma apresentação cultural dos tambores de sopapo, um instrumento tradicional afro-gaúcho, tocado pelo professor de licenciatura em Música, Jozé Everton Rozzini, e pelo mestre Griô e estudante de Pós-Graduação em Educação da UFPel, Dilermando Freitas. O sopapo, que recebeu o status de patrimônio imaterial da cultura pelotense em 2021, tem raízes profundas na história da região.

Em seguida, o grupo Iluminura, composto por professores do Centro de Artes da UFPel, apresentou um repertório musical dos períodos da Idade Média e da Renascença, utilizando instrumentos históricos. O grupo é formado pelos professores Carlos Walter Soares, João Alexandre Gomes, Luciana Lozada, Leonora Oxley e Werner Ewald.

O diretor-presidente da Fundação Delfim Mendes da Silveira, César Dalmolin Bergoli, expressou seu orgulho em fazer parte da história da Universidade, ressaltando o impacto da Instituição na vida dos estudantes. “É um orgulho fazer parte de uma Universidade que abraça estudantes de todos os cantos do Brasil”, afirmou.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Roberto Ferreira Júnior, comemorou a melhoria nas relações com o Ministério da Educação. “Passamos de um período em que enfrentávamos dificuldades para conseguir uma agenda no Ministério da Educação para um momento em que o secretário Alexandre vem à nossa cidade para celebrar o aniversário da nossa Universidade”, destacou.

A prefeita Paula Mascarenhas, ex-aluna e professora da UFPel, também expressou seu orgulho pela Universidade. “A UFPel mudou minha vida e a de muitas pessoas. Durante crises, como a pandemia e as calamidades climáticas, a Universidade foi uma referência científica fundamental,” lembrou.

O representante estudantil do COCEPE e estudante indígena de Medicina, Wellington Angelo Cidade, destacou o papel crucial dos alunos na Universidade. “Nós, os estudantes, somos a razão de ser da UFPel. Por isso, estamos aqui também,” afirmou.

A vice-reitora Ursula Rosa da Silva descreveu a semana comemorativa como um período de intensa emoção. “A história da UFPel é feita por pessoas e trajetórias. Agradeço a todos que contribuíram para a construção desta Instituição,” declarou. Ela também apresentou um e-book sobre os 55 anos da UFPel, que será lançado na SIIEPE em novembro.

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca ressaltou a importância da UFPel como referência em várias áreas do conhecimento. “A contribuição das universidades para a cidadania e o conhecimento é fundamental,” celebrou.

Por fim, a reitora Isabela Andrade fez uma reflexão sobre o passado e o futuro da UFPel. “A história da Universidade começa muito antes dos 55 anos, com a Faculdade de Agronomia, que já tem mais de 140 anos. Em seus 55 anos, a UFPel se consolidou como uma das mais importantes instituições de ensino superior do Brasil,” concluiu.

  • ← Projeto Direito na Rua, da UCPel, promove assistência jurídica na Vila Farroupilha
  • Evento da UFPel promove debate sobre autismo e educação inclusiva →

Você pode gostar também

Graduada aos 59 anos, egressa da UCPel é inspiração neste dia 8 de março

março 7, 2024março 7, 2024 Editor

Curso de Introdução à Leitura em Língua Francesa recebe inscrições

novembro 13, 2023novembro 13, 2023 Editor

Curso Pré-Universitário da UFPel abre inscrições

abril 18, 2023abril 18, 2023 Editor

Cidade

Cidade 

Hemopel pede atenção para todos os tipos sanguíneos 

janeiro 7, 2026janeiro 7, 2026 Editor

O Hemocentro Regional de Pelotas, o HemoPel, registra baixo estoque de todos os tipos sanguíneos, com especial atenção aos tipos

Cidade 

Pelotas Doce Natal inicia dia 15 com chegada do Papai Noel 

dezembro 10, 2025dezembro 10, 2025 Editor
Cidade 

Eterpel e Setur planejam Centro de Atenção ao Turista

dezembro 10, 2025dezembro 10, 2025 Editor
Cidade 

Pelotas recebe certificação internacional pelo trabalho de excelência no combate ao AVC

dezembro 10, 2025dezembro 10, 2025 Editor

Sobre

A Revista Vida lançou sua primeira edição em novembro de 2009 e circula, todos os meses em Pelotas e região. Tem uma média estimada de, aproximadamente, 50 mil leitores/mês, e um crescimento comercial significativo.

Tempo - Pelotas RS


Sobre

A Revista Vida lançou sua primeira edição em novembro de 2009 e circula, todos os meses em Pelotas e região. Tem uma média estimada de, aproximadamente, 50 mil leitores/mês, e um crescimento comercial significativo.

Revista Vida
CNPJ: 12.660.970/0001-00
Pelotas - RS
(53) 99129-1383

Menu

  • Início
  • Sobre
  • Contato

A Revista de Pelotas e região

Copyright © 2026 Revista Vida. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SOLOWEB

Fale conosco