UCPel entrega Cidade do Sus, com 40 novos consultórios e R$ 20 milhões em investimentos
A ampliação vai contemplar um milhão de atendimentos, tudo 100% SUS
“O espaço que estamos entregando hoje à comunidade pelotense é lindo, e transborda dignidade! É a coroação do processo de recuperação fiscal da universidade. São R$ 300 milhões de dívida equalizadas. Os planos para Cidade do SUS são grandiosos para a comunidade acadêmica, mas ainda maiores para nossa região. Estamos prontos para enfrentar muitos desafios que estão por vir, perseguindo as oportunidades e sempre fazendo a diferença na vida das pessoas”. Com essas palavras, o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Pereira Bachettini Júnior, deu as boas vindas à comunidade presente na cerimônia de entrega oficial de novos consultórios ambulatoriais no Campus da Saúde Dr Franklin Olivé Leite, realizada na sexta-feira (19).
Em seu discurso, o reitor destacou o papel de Dom Jacinto Bergmann, que respaldou o projeto desde o início, e também o Banrisul, que acreditou na universidade e comprou a dívida, garantindo uma virada de chave.
O governador do Estado, Eduardo Leite, destacou como é bonito ver a virada de chave da universidade. “Nos dá fé e confiança no futuro ver essa capacidade de reconstrução. Nosso obrigado a todos os que lutam para que a UCPel seja o que é, e siga entregando tudo que entrega em produção de conhecimento e serviços com qualidade. A vitória da UCPel é do RS”.
Para a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o dia é de orgulho. “A UCPel é referência na região, tem a comunidade na veia, e vem transformando vidas ao longo dos anos, pelos serviços prestados e pela qualidade dos profissionais que entrega, contribuindo para elevar nossa saúde a outro patamar. Apesar do cenário desafiador, olhamos para o futuro com entregas e conquistas concretas, como essa de hoje. A UCPel é uma grande referência que muito tem nos ajudado a trilhar vários caminhos. Que a cidade do SUS se amplie e faça juz a história da universidade”, declarou.
A cerimônia contou com benção do arcebispo metropolitano, Dom Jacinto Bergman, e com a entrega de chaves às autoridades, representantes do corpo docente e discente.
A ocasião também marcou o início das obras do maior hospital de Simulação Realística do RS, que já conta com parcerias da Lifemed, e financiamento público. Este espaço permitirá testes e simulações de novos produtos, serviços e procedimentos, estreitando laços entre universidade e empresas para impulsionar a inovação. O local terá área total de 1052 m².
Também foi assinado o termo que habilita Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) ao recebimento de recursos financeiros do Programa Assistir para ambulatórios de especialidades em cirurgia bariátrica e odontologia hospitalar para pessoas com deficiência.
O evento contou com a participação do deputado federal Alexandre Lindenmeyer, da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, do diretor do Hospital Universitário São Francisco de Paula, Márcio Slaviero, do vice-presidente do Banrisul, Irany Sant’Anna Junior, além de diversas autoridades da região sul do Estado.
Colaborou: Marcela Santos