Rodolfo Faistauer apresenta recital de piano solo no Conservatório de Música
O Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apresenta o recital de piano solo com o pianista gaúcho Rodolfo Faistauer que vem ganhando destaque com apresentações em recitais na Europa, Brasil e Estados Unidos. A apresentação ocorrerá no dia 14 de julho, às 19h30, no Salão Milton de Lemos, com entrada gratuita.
Recentemente o pianista gaúcho tocou na Embaixada do Brasil em Paris, na Salle d’orchestre do Conservatório de Strasbourg e Barnes Hall na Cornell University. Além das apresentações aclamadas, Fainstauer recebeu a Fellowship do tradicional Gilmore Piano Festival, em Michigan, e participou da Academia de pianos históricos do Westfield Center for Historical Keyboard Studies em parceria com a Cornell University.
Sua gravação mais recente, para o selo Coviello Classics (Darmstadt), será publicada ainda este ano. O projeto inclui a gravação da obra completa para piano do compositor francês Hugues Dufourt, fundador do movimento da música espectral nos anos 1970.
Rodolfo é doutor em piano pela Northwestern University, em Chicago, onde também é professor de Literatura do Piano. Durante seus estudos, foi aluno de James Giles e recebeu o Prêmio Alvia and Helen Cottongim de excelência musical e acadêmica. Em sua tese, estudou o impacto da tradição musical do século XVIII na obra de Franz Schubert a partir de tratados de composição e interpretação da época. Um artigo decorrente dessa pesquisa foi publicado em outubro de 2022 no Ad Parnassum Journal na Itália. Rodolfo iniciou seus estudos musicais com Maria Luiza Coelho e Gabriel Victora. Foi aluno de Dirce Knijnik em Porto Alegre e concluiu sua graduação em piano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Cristina Capparelli. Deu sequência a seus estudos na Europa, onde foi aluno de Amy Lin na Academia Superior de Música de Strasbourg e de Margarita Höhenrieder na Escola Superior de Música de Munique com bolsa do Programa Erasmus da União Europeia e da Região Alsácia. Ainda na Europa, recebeu conselhos de Cristina Ortiz e Débora Halász.
Programa
Frédéric Chopin (1810-1849): Noturno Op. 55 no. 2 em Mi bemol maior.
L. V. Beethoven (1770-1827): Sonata para piano em lá bemol maior, Op. 110
- Moderato Cantabile
- Allegro Molto
- Adagio ma non tropo
- Fuga: Allegro ma non tropo
Intervalo
Heitor Villa-Lobos (1887-1959): Choros no. 5, “Alma Brasileira”
César Guerra-Peixe (1914-1993): Sonata para piano no. 2
I: Vivace
II: Largo
III: Allegro