Exposição no Museu do Doce celebra 44 anos da Cooperativa das Doceiras

O Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebe, a partir deste mês, a exposição “Cooperativa das Doceiras: início de uma trajetória patrimonial”. A mostra valoriza os 44 anos de atuação de doceiros e doceiras cooperados, que contribuíram significativamente para a preservação e o fortalecimento da tradição doceira de Pelotas.
A exposição destaca o papel essencial desses protagonistas na consolidação da identidade cultural local. Foram eles que lideraram a organização da 1ª Fenadoce, promoveram os doces pelotenses em diferentes regiões do país, batalharam pela criação da Rua do Doce e pelo reconhecimento patrimonial do Doce de Pelotas.
Ao visitar a mostra, o público poderá conhecer ou relembrar a trajetória da cooperativa por meio de painéis históricos, entrevistas com cooperados, peças de acervo cedidas por integrantes do grupo, recortes de jornais e outros materiais que compõem um panorama afetivo e representativo da tradição doceira da cidade.
A exposição está aberta à visitação no Casarão 8 da praça Coronel Pedro Osório, sede do Museu do Doce da UFPel. O espaço funciona de terça a sábado, das 13h às 18h. Durante a Fenadoce, de 16 de julho a 3 de agosto, o museu terá horário especial: de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.