Campanha de arrecadação de livros do Pelotas Parque Tecnológico é prorrogada até dia 10
O Pelotas Parque Tecnológico, em parceria com outras entidades, lançou em fevereiro uma campanha de arrecadação de obras literárias e materiais escolares. Devido ao sucesso da ação, o prazo para quem deseja participar da iniciativa foi estendido até 10 de março. As doações podem ser entregues no espaço da Coplace Coworking, localizada no piso térreo do Parque.
Os itens arrecadados serão entregues para crianças em situação de vulnerabilidade econômica com o objetivo de incentivar a leitura neste público, já que, segundo pesquisa encomendada pela Câmara Brasileira do Livro, 84% dos brasileiros acima de 18 anos de idade não compraram livros em 2023. Também de acordo com o estudo, um dos principais fatores para a ausência do hábito de leitura é a falta de acesso a livros, tornando campanhas solidárias como essa ainda mais importantes.
A ação é uma entre as várias iniciativas que o Parque apoia em prol da educação e desenvolvimento de estudantes da rede pública de Pelotas, sendo uma realização entre o Pelotas Parque Tecnológico, a Prefeitura de Pelotas e os projetos Ponto de Leitura e Parque Ativo. Além disso, a iniciativa conta com o apoio da Câmara Pelotense do Livro e da empresa Coplace Coworking.
Sobre o Pelotas Parque Tecnológico
O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural, sendo transformada em ICT – Instituto de Ciência e Tecnologia em 2023. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como pólo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e biotecnologia e indústria criativa. Atualmente, 65 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 25 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 22 incubadas, 10 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 25 instituições e empresas parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, três salas de reunião e capacitações, estacionamento para 75 carros e motocicletas e um FabLab para atividades voltadas à educação e inovação. Ao todo, o Pelotas Parque gera 285 empregos diretos e 700 indiretos.