Maio Verde: doença celíaca em pauta
A No Glú – cucaria e padaria inclusivas, localizada em Pelotas – em parceria com a nutricionista Jenifer Heller, promoverá, no dia 16 de maio, um pequeno e especial encontro em menção ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca. O objetivo do momento é colocar em pauta sintomas, diagnóstico e tratamento para uma vida mais saudável aos celíacos e intolerantes ao glúten.
Segundo o Ministério da Saúde, a doença Celíaca é uma condição autoimune. Uma reação extrema do sistema imunológico ao glúten – proteína encontrada em cereais como o trigo. Já se calcula que, hoje, 1% da população mundial é afetada pela patologia. Tais fatores ganham destaques em rodas de conversas, principalmente no Maio Verde, temporada criada com o objetivo de informar o grande público sobre o impacto das restrições na vida de celíacos.
Além de uma produção própria, “glúten free”, afetiva e segura, a No Glú tem como missão estar junto ao seu público tão singular, no intuito de trocar conhecimentos e abrir um espaço de escuta e contribuição na melhoria do meio social e alimentar dessas pessoas. Para abordar o tema no encontro, que será mediado pela Jenifer Heller, foram convidadas a gastroenterologista e endoscopista Amanda Recuero, a psicóloga e mestre em Saúde e Comportamento Rosiani Rossato e a Química de Alimentos e doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nelisa Lamas.
O evento ocorre no dia 16 de maio, a partir das 18h45min, no Coletivvo Om, na rua Mal. Deodoro, 1.205. As inscrições são limitadas; têm o valor de R$ 45,00 e devem ser realizadas via WhatsApp pelo número (53) 98469-7040.